cd5 Movimento 21: Artigos: Karl W. Goldstein
 
keyword : MOB  
Busca: Sensível a maiúsculas exato em cadeia
1e 1000

Evidência indiscutível da reencarnação.

(Karl W. Goldstein)

''Na longa história do empenho humano para entender seu próprio ambiente e governar seu próprio destino, existe uma falha ou omissão tão singular que sua simples menção tem o ar de um paradoxo. Ainda é estritamente verdadeiro dizer que o homem não tem até agora aplicado os métodos da moderna ciência para o problema que mais profundamente interessa a ele - se ou não sua personalidade envolve algum elemento que possa sobreviver à morte do corpo físico.'' (Myers)


A mais recente obra do dr. Ian Stevenson

  Na Primavera de 1997, o dr. Ian Stevenson, conhecido investigador de casos de reencarnação, lançou, pela editora Praeger, a que poderia ser considerada sua "obra-prima". Esse monumental trabalho, concluído em 1996, está compreendido em três volumes, a saber:
''Where Reincarnation and Biology Intersect: A Synopsis'' (Stevenson, 1996) ''Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects''. Volume I: Birthmark'' (1.200 páginas) Volume ll: ''Birth Defects and Other Anomalies'', (1.100 páginas). (Stevenson, 1997)
  O dr. Ian Stevenson é médico psiquiatra, nascido na cidade de Montreal, Estado de Quebec, no Canadá, em 31 de outubro de 1918. Suas credenciais são as seguintes: Carlson Professor de Psiquiatria e Diretor da Divisão de Estudos da Paranormalidade na Universidade de Virgínia, EUA. Entre suas numerosíssimas publicações, destacam-se: ''The Explanatory Value of the Idea of Reincarnation''. (Stevenson, 1977a, pp.305-326) e ''The Evidence of Man's Survival After Death''. (Stevenson, l977b, pp. 152-170)

  Em 1961, após haver tomado conhecimento acerca de casos de crianças indianas que, desde a fase elocutória, se referiam com precisão a fatos, pessoas e locais vividos em uma suposta existência anterior, dr. Stevenson embarcou para a India, decidido a estudar e resolver o estranho enigma que tais ocorrências propunham. Seu primeiro trabalho, de cunho rigorosamente científico, concemente a esses casos foi publicado em 1966, pela Ainerican Society for Psychical R 1000 esearch, como o volume XXVI, do mês de setembro dos ''Proceedings'' daquela Sociedade. O título do referido relatório é ''Twenty Cases Suggestive of Reincarnation'', que compreende um substancioso volume de l5cm x 23cm, com 362 páginas, sem contar as dez páginas introdutórias do prefácio do prof. C. J. Ducasse e mais os agradecimentos do autor.

  O referido trabalho do dr. lan Stevenson foi lançado em idioma português pela Editora Difusora Cultural, em 1970, graças ao esforço e dinamismo do nosso saudoso companheiro de Doutrina Espírita, Frederico Gianini, em primorosa tradução de Agenor de Mello Pegado e Sylvia Melle Pereira da Silva, ambos atualmente desencarnados. O título escolhido para a edição portuguesa foi: ''Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação''.


Após trinta e oito anos...


  Depois de passados 38 anos, a pesquisa e estudo da reencarnação revelaram, sem dúvida, um avanço apreciável. Dr. lan Stevenson conseguiu levantar cerca de 2.600 casos. Depois do ''Twenty Cases Suggestive of Reincarnation'', Stevenson publicou mais uma série de quatro volumes editados pela University Press of Virginia (Stevenson, 1975, 77, pp. 80-83?além da 211 edição revisada e aumentada do ''Twenty Cases Suggestive of Reincarnation'' (1.974).

  Em 1987, ele deu a lume mais uma obra de fôlego: ''Children Who Remember Previous Lives'', sempre pela mesma editora da Universidade de Virgínia. Esse livro é de suma importância para aqueles que desejam aprofundar-se melhor no conhecimento da reencarnação. Nele o dr. Stevenson expõe sua vasta experiência sobre a reencarnação, colhida no mundo todo e enriquecida pelos seus profundos conhecimentos de psicologia e psiquiatria. No início do prefácio, ele aponta o rumo e declara qual o objetivo da obra: ''Este livro visa apresentar ao leitor comum um balanço da minha pesquisa sobre os casos sugestivos de reencarnação. Ele não oferece evidências detalhadas da reencarnação. Antes, ele oferece um resumo do caminho ao qual tenho conduzido minha pesquisa, dos mais importantes resultados obtidos, e das minhas atuais conclusões.''

  Em janeiro de 1988, quando recebemos um exemplar remetido pelo próprio dr. Stevenson, procuramos logo interessar algum editor a publicar uma versão em português desse importante trabalho. Mas nosso esforço foi em vão. Infelizmente, as editoras brasileiras nem sempre se arriscam a investir dinheiro em obras que tratem de assuntos dessa categoria. Se o assunto for reencarnação, logo será classificado como "espiritismo..." e o negócio entala mesmo. Por outro lado, as editoras espíritas não enfrentam uma obra dessas, em inglês, e ''cobram'' direitos 1000 autorais além do custo da versão.

  Infelizmente, o nosso saudoso e valoroso Frederico Gianini já havia falecido. Agora estamos diante dos últimos trabalhos do prof. Ian Stevenson, citados no início deste artigo. Quando serão vertidos para o português e lançados aqui no Brasil? Com esta crise... talvez isso demore muito tempo ainda. São 2.300 páginas de minucioso material de pesquisa, com inúmeras ilustrações! Consideramos essa importante obra um marco na história da investigação da natureza do homem. Para nós, é uma resposta à indagação de Myers no primeiro parágrafo do capítulo I do seu clássico ''Human Personality and Its Survival of Bodily Death'': "...se ou não sua personalidade envolve algum elemento que possa sobreviver à morte do corpo físico." (Ver a frase toda na epígrafe deste artigo.)

  A fortíssima evidência a favor da reencarnação tem como corolário irrefutável e lógico a da sobrevivência de "algum elemento" que se perpetua após a morte corporal. Assim, a obra toda de Stevenson, que culmina com seu último trabalho ''Reincarnation and Biology'', traz-nos a certeza de que, após a morte, a vida ainda continua.
Esse fato vem apoiar, de maneira cientificamente rigorosa, todas as afirmações do Espiritismo nesse sentido, contidas não só na Codificação kardeciana, como nas subseqüentes obras elucidativas ou mediúnicas sérias que têm surgido, particularmente as psicografias do nosso grande médium Chico Xavier.

A repercussão

  Um acontecimento de tamanha importância para a humanidade deveria ter tido uma repercussão enorme. Já não digo na mídia, cuja preocupação principal é a divulgação de fatos totalmente opostos, mas pelo menos no âmbito da Parapsicologia e no das religiões.
No Espiritismo que, além do seu aspecto religioso, possui o científico cujo objetivo é justamente o conhecimento das leis que regem os fenômenos do Espírito, o impacto deveria ser maior ainda. Porém, ficamos surpresos pelo silêncio que observamos em torno da notícia acerca do lançamento da monumental obra do prof. Stevenson, em 1.997.

  Em parte justifica-se tal fato, pois a divulgação do trabalho do prof. Stevenson foi feito de forma discreta e geralmente em inglês; por exemplo: o ''Journal of the Society for Psychical Research'', de Londres, pp.463-464, em que há uma sóbria apreciação dos últimos livros do prof. Stevenson. (Stevenson, 1998). Conseguimos detectar uma notícia mais detalhada sobre o último trabalho do prof. Stevenson na excelente revista inglesa: ''Reincarnation International'', n. 13, October 1997, pp. 9 - 15 (Stemman,1997). Não demos imediatamente a informação nesta coluna, porque antes estávamos 1000 tentando adquirir a obra para melhor conhecê-la. Nesse meio tempo, recebemos uma carta do prof. Stevenson, avisando-nos de que havia remetido os dois volumes do seu trabalho Reincarnation and Biology. Infelizmente os dois volumes dessa remessa foram enviados, inadvertidamente, para o nosso antigo endereço em São Paulo e retomaram para o remetente. Finalmente vieram recentemente às nossas mãos.
  Aqui no Brasil, considerado o país onde o Espiritismo é mais praticado atualmente no mundo, parece-nos ter passado despercebido, até agora, o importante lançamento da última obra do prof. Stevenson. Seria louvável que, em futuros conclaves organizados pelas federações espíritas, se abordasse, ainda que ligeiramente, a matéria contida na importantíssima, consistente e séria pesquisa daquele cientista.

Conclusão

  Até agora, limitamo-nos a focalizar unicamente o auspicioso acontecimento concernente à edição do último trabalho do prof. Stevenson. Entretanto, convém lembrar que o estudo e a pesquisa científica acerca da reencarnação prosseguem também em outras categorias de atividade. Tais investigações estão, detalhando o processo da reencarnação, no que tange às diferentes modalidades do comportamento e as atividades da pessoa humana.
As implicações da reencarnação ultrapassarão as meras conjecturas de cunho doutrinário e religioso que formam a maioria dos atuais discursos e debates a seu respeito.
É provável que, além das mudanças que estão ocorrendo nas áreas da Psicologia e da Psiquiatria, a idéia da reencarnação seja incorporada à Biologia, e particularmente à Genética, como uma lei natural.
  Esse aspecto já está implicitamente sugerido no título da última obra do prof. Stevenson: ''Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects''. (''Reencarnação e Biologia: uma Contribuição à Etiologia das Marcas de Nascença e Defeitos de Nascença'').

Anterior

Próximo  
91a

 

Movimento 21 |Apresentação | Obras | Artigos | Citações

 


Página atualizada em: 03.11.00

Os textos disponíveis neste site estão protegidos pela legislação de Direitos Autorais. Não transcreva sem citar o autor e a fonte.

0